Notícias

RECICLAGEM DE ISOPOR® – DO PRÉ-CARNAVAL A PÁSCOA

Quinta-feira, 01 de Março de 2018, 09:27:04
Tamanho da Fonte
Diminuir Fonte
Aumentar Fonte
RECICLAGEM DE ISOPOR® – DO PRÉ-CARNAVAL A PÁSCOA

Apesar de a maioria dos consumidores desconhecerem o potencial de reciclabilidade do EPS - Poliestireno expandido (isopor®), o material tem ganhado cada vez mais espaço. Pra se ter uma ideia, no período que antecede o Carnaval a Cooperativa Viva Bem, localizada em São Paulo, recebe as rebarbas e sobras da Escola de Samba Águia de Ouro, sua vizinha. Depois do desfile, as agremiações Águia de Ouro, Mancha Verde e Rosas de Ouro enviaram para a unidade o isopor® descartado das fantasias e carros alegóricos, totalizando cerca de 7 toneladas.

Apesar desse volume, engana-se quem acredita que o Carnaval é a melhor época do ano para quem recicla EPS. O aumento no consumo de peixes durante a quaresma traz consigo um volume maior de caixas de isopor® utilizadas em sua conservação, o que faz com que a reciclagem desse material triplique no período.

Criada em 2012, a Cooperativa Viva Bem é a única a realizar a triagem e gestão dos resíduos de isopor® na cidade de São Paulo, e uma das poucas unidades no País, e conta com uma máquina que retira o gás do EPS (12 bags de resíduos de EPS (cada um com 24 quilos), fazem 1 bag de EPS sem o gás). Uma das características desse tipo de reciclagem é a economia de água (que tem uso zero) e energia elétrica, que chega a um consumo similar ao de uma lâmpada de led.

Segundo a presidente da instituição, Maria Teresa Montenegro, a reciclagem do isopor® abre várias portas, pois muitas vezes as empresas selecionam sua a cooperativa exatamente por oferecer uma solução para esse tipo de material.

"O maior volume de reciclável vem das empresas que comercializam alimentos. Só do Carrefour recebemos cerca de 1.400 quilos por semana, volume que aumenta em três vezes no período que antecede a Páscoa", ressalta.

O material reciclado é encaminhado para a fabricação de molduras, rodapés e cantoneiras destinadas para grandes lojas de material de construção.

Voltar