Notícias

Sindiplast-ES e Findes realizam doação do projeto Tampinha Legal a instituição de Colatina

Associação Amigas para o Bem Viver, de acolhimento de mulheres que lutam contra o câncer, recebeu R$ 8.836,60 nesta terça-feira, 21.
Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017, 10:09:16
Tamanho da Fonte
Diminuir Fonte
Aumentar Fonte
Sindiplast-ES e Findes realizam doação do projeto Tampinha Legal a instituição de Colatina

O Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo Sindiplast-ES) e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi-Senai, entregaram na última terça-feira, 21, a doação do valor arrecadado no leilão das tampinhas plásticas recolhidas durante a gincana Tampinha Legal, que ocorreu na Semana do Plástico ES.

A instituição beneficiada foi a Associação Amigas para o Bem Viver, de Colatina, que realiza um trabalho social de acolhimento de mulheres que lutam contra o câncer. A instituição foi escolhida pelos alunos do Centro Integrado Sesi/Senai José Braulio Bassini, grande vencedor da gincana Tampinha Legal com 820 mil tampinhas plásticas recolhidas.

O valor doado foi de R$ 8.836,60, que agora serão revertidos para os projetos da associação, como a confecção de perucas, próteses mamárias, lenços, oficinas de artesanato e manutenção da Casa Bem Viver. "Durante a campanha Outubro Rosa, recebemos a visita dos alunos do Sesi-Senai, que conheceram o projeto e escolheram reverter esta verba para ajudá-lo. Agora, utilizaremos este valor especialmente para comprar mais máquinas de costura e material necessário para a fabricação de perucas", afirmou a presidente benemérita da Associação Amigas para o Bem Viver, Ediléia Pereira.

A cerimônia de entrega da doação ocorreu no Sesi-Senai de Colatina, com as presenças do presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Régio, da vice-presidente institucional da Findes na Diretoria Regional Centro-Oeste, Valkinéria Bussular, e de alunos e representantes do Centro Integrado Sesi/Senai José Braulio Bassini.

Durante a gincana Tampinha Legal, realizada entre os dias 04 de setembro e 11 de outubro, foram recolhidas aproximadamente 5,2 toneladas de tampinhas plásticas, o que corresponde a mais de três milhões de unidades do produto, por cerca de 13 mil alunos de 20 escolas da rede Sesi-Senai da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Anchieta, Colatina e Aracruz. Além dos estudantes, a coleta mobilizou as famílias e os empresários dessas localidades.

As tampinhas foram leiloadas na cerimônia de abertura da Semana do Plástico ES, no dia 23 de outubro, e arrematadas pela empresa Agrofit, indústria de sacos para lixo, mudas e fitilho. De acordo com o empresário Juscelino José de Oliveira, diretor presidente da Agrofit, o produto retornará ao ciclo produtivo sendo transformado em diversos novos produtos.

"Nosso objetivo foi demonstrar que o retorno das tampinhas de plástico e demais produtos ao ciclo de produção é uma oportunidade de negócio viável e uma ação ambiental de extrema importância para o planeta", afirmou o presidente do Sindiplast-ES, Gilmar Régio.

Projeto poderá se tornar permanente

A expectativa do Sindiplast-ES é que o projeto Tampinha Legal se torne permanente a partir de 2018. Segundo o superintendente do sindicato, Agostinho Miranda da Rocha, há um diálogo com a Findes para que sejam instalados coletores de tampinhas em todas as unidades da rede Sesi-Senai do Estado.

O sindicato também planeja apresentar o projeto ao Governo do Estado, a fim de estimular a adoção de coletores na rede estadual de ensino. "O Tampinha Legal foi um divisor de águas tanto do ponto de vista da Educação Ambiental, quanto em relação a percepção do reaproveitamento do plástico. Foi a utilização do plástico como moeda de solidariedade e uma demonstração de como o seu reaproveitamento pode ser um negócio altamente comercial", disse.

Mais informações para a imprensa:
Contatus Comunicação - Rita Diascanio e Jackeline Gama - (27) 3089-4100
Agostinho Miranda Rocha - Superintendente do Sindiplast-ES - (27) 3334-5922

Voltar