07/02/2018
|
Embora os pallets plásticos sejam mais duráveis e tenham características que permitiram sua inserção em segmentos de produtos que exigem embalagens industriais laváveis e estéreis, como produtos farmacêuticos, alimentos e bebidas, ainda são pouco usados no mercado brasileiro.
Para analisar os pallets plásticos e traçar um paralelo entre eles e as soluções tradicionais do mercado, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) promoveu no dia 17 de janeiro uma palestra sobre a avaliação do Ciclo de Vida do produto, ministrada por Yuki Kabe, da área de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
No encontro, que contou com a participação de grandes fabricantes de pallets plásticos, Yuki enfatizou que os pallets plásticos tem como principais atributos a redução da contaminação cruzada entre embalagem e produto, logística mais eficiente, melhor uso de recursos, além de serem uma ótima solução para a maioria dos mercados de frete de carga. Yuki frisou também que pallets plásticos tem potencial de redução de impacto ambiental em cerca de 70 %. Foram abordados também aspectos que podem ser utilizados como estratégia de marketing para os fabricantes valorizarem o pallet e buscarem novos mercados.
“Eventos como este são imprescindíveis para nós fabricantes. Conhecer melhor a dinâmica envolvida no ciclo de vida do produto que produzimos é fundamental para fomentar discussões no mercado” ressalta Marcelo Manzano da PLM Plásticos, empresa associada à ABIPLAST e integrante da Câmara Setorial de Fabricantes de Pallets Plásticos (COPALLET).