27/10/2017
Após trabalhar na primeira etapa do Programa de Desenvolvimento em Gestão (PDG) a criação de uma visão de negócio, mais singular e estratégica, a Fundação Dom Cabral (FDC) parte agora para a gestão de pessoas, dedicando-se à questão de como liderar o capital humano da empresa. Nessa segunda fase do programa promovido pelo PICPlast, os participantes se familiarizaram mais com as técnicas de gestão de relacionamento com seus colaboradores.
O professor associado da FDC nas áreas de Comportamento e Gestão e responsável pelo segundo módulo do PDG, Moacir Carlos Sampaio, explica que, para conquistar os resultados desejados, todos os envolvidos devem estar integrados e ter objetivos em comum: “Exercitar a empatia e lembrar que as pessoas se motivam por razões próprias é primordial. As pessoas se engajam quando encontram um sentido. Cabe aos gestores ser os facilitadores para que todos encontrem o sentido delas nos propósitos compartilhados por todos”.
Fortalecer o relacionamento profissional faz parte do desenvolvimento da empresa, assim como criar estruturas para lidar com questões financeiras, tema esse que será abordado no terceiro e último módulo do programa.
Confira o depoimento de executivos de algumas das empresas participantes do PDG: