07/12/2016
Em três anos de atividades o PICPlast alcançou marcas expressivas. Mais de 1.200 empresas brasileiras da transformação do plástico foram beneficiadas por ações de fomento ao desenvolvimento e à competitividade deste setor.
As atividades são realizadas sobre três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo a exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico.
O fomento à competitividade e à inovação se dá por meio de capacitações em temas como gestão empresarial, sucessão familiar, inovação, custos e rentabilidade. Nesses três anos, mais de 450 transformadores foram capacitados e mais de 150 empresas foram envolvidas em eventos para promoverem seus produtos em diferentes segmentos do mercado.
O PICPlast também firmou parceria com o Sebrae e este ano passou a oferecer um programa educacional e consultorias sobre desenvolvimento gerencial para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do plástico,envolvendo cerca de 100 empresas em 8 estados.
Em três anos, o PICPlast também esteve nas principais feiras do setor plástico, como Feiplastic, Nordesteplast, Interplast, Plastech, e em eventos setoriais importantes para a cadeia do plástico, como a Agrishow, Concreteshow e FEICON.
No pilar de estímulo à exportação de transformados plásticos, mais de 300 empresas foram capacitadas no processo de exportação. O volume acumulado de resinas incentivadas chegou acerca de 100 mil toneladas, representando um valor de mais de R$ 100 milhões investidos ao longo de três anos.
O terceiro pilar das ações do PICPlast consiste na valorização do plástico como uma solução sustentável para as necessidades da sociedade atual. Em três anos, mais de R$ 3 milhões foram investidos em ações voltadas para a promoção das vantagens do plástico. Para tanto, foi criado o Fundo Setorial, que recebe aportes financeiros dos produtores de resinas e da cadeia de transformação. Nesses três anos, mais de 300 empresas já aderiram e contribuem para o Fundo Setorial.
O compromisso é ampliar ainda mais a atuação do PICPLast e fortalecer a cadeia produtiva do plástico deforma efetiva.