16/09/2016
A Termotécnica, empresa de Santa Catarina, associada à ABIPLAST e líder no mercado brasileiro de transformação do EPS (isopor®), sendo, também, a maior da indústria da América do Sul na área, firmou uma parceria com a Prórecicle Ambiental, para realizarem juntas a logística reversa e reciclagem de todo isopor® recolhido na Vila Olímpica, durante a Olimpíada e a Paralimpíada do Rio de Janeiro.
A parceria estabelece que, ao receber o EPS (poliestireno expandido), popularmente conhecido como isopor®, a Prórecicle Ambiental, localizada em Duque de Caxias (RJ), faça a compactação e o armazenamento do material. Cabe à Termotécnica realizar o processo de reciclagem, dando origem a novos produtos, como solados de sapatos, rodapés, molduras e decks de piscina.
De acordo com o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, a iniciativa demonstra quão relevante é a indústria de transformação do plástico, que impacta positivamente a sociedade em diversas frentes. “Mais uma vez, contribuímos para o desenvolvimento do País. No mundo em que vivemos, cada vez mais mostram-se urgentes iniciativas sustentáveis social e ambientalmente”.
O presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, ressalta a importância da participação da empresa em um momento histórico para o País. “Dar o destino correto ao EPS pós-uso da Vila Olímpica é mais do que um compromisso; é uma excelente oportunidade de mostrar ao mundo inteiro que o isopor® é um plástico, que pode ser 100% reciclável e que no Brasil trabalhamos com seriedade pela sua logística reversa e reciclagem”.
Reciclável, o isopor® é 100% reutilizável. Estudo da Maxiquim demonstrou que, em 2012, 34,5% do EPS pós-consumo foi reciclado, ou seja, 3.570 toneladas das 39.340 toneladas de EPS pós-consumo. Os dados mostram que a reciclagem de isopor tem crescido em um ritmo acelerado.
O “Programa Reciclar EPS da Termotécnica”, que teve início em 2007, contando com mais de 1.200 pontos de coletas e 391 cooperativas envolvidas, impactando mais de cinco mil famílias e gerando 100 empregos diretos, já reciclou mais de 30 mil toneladas de EPS.
Com investimentos de R$ 15 milhões, o processo de reciclagem nas unidades de negócio da empresa está presente em Indaiatuba (SP), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR), Joinville (SC), Petrolina (PE), Sapucaia do Sul (RS) e Manaus (AM).