29/01/2016
O SIMPESC – Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina – é responsável pela realização da 9ª INTERPLAST, de 16 a 19 de agosto de 2016, em Joinville (SC). Em sua 9ª edição a feira já está consolidada como a mais representativa do segmento plástico realizada no país em anos pares.
Parte do sucesso se deve à importância do estado catarinense para o setor: segundo no ranking nacional em volume de produção, o qual equivale ao produzido pelo Paraná e Rio Grande do Sul juntos (3ª e 4ª posições, respectivamente).
De acordo com Albano Schmidt, presidente do SIMPESC, o setor de produtos transformados plásticos participa com 4,9% do Valor da Transformação Industrial do Estado, representando cerca de 15% do total de produtos plásticos produzidos no país, ficando atrás apenas de São Paulo.
A diversificação da indústria catarinense e sua distribuição em vários polos produtivos, com clusters empresariais, são apontadas como fatores de destaque do estado.
“O sul é concentrado na produção de descartáveis. A região de Florianópolis é especializada em embalagens industriais. No oeste temos alguns dos maiores produtores de embalagens para produtos alimentícios, como carne e frango.
E na região de Joinville e Blumenau estão em maior número os produtores de peças técnicas para os setores automotivo e de eletroeletrônicos, produtores de utilidades domésticas, brinquedos, além de alguns dos maiores produtores de produtos para construção civil do país”, detalha Schmidt.
Para 2015, ele acredita que o estado não ultrapassará o volume de produtos transformados produzido ano passado (1.065 toneladas), mas é otimista com a reação do setor para 2016.
“A taxa de câmbio foi para o patamar que esperávamos e isso ajuda um pouco, pois estamos mais competitivos frente aos importados e podemos voltar a pensar em exportar. Temos também que buscar melhorar nossos indicadores de produtividade, desenvolver produtos e inovar. Há instrumentos e incentivos para isso, que, no entanto, precisam ser mais difundidos”, explica.
Para o SIMPESC, a INTERPLAST é uma das ferramentas para as empresas mostrarem a expressão do mercado plástico e buscarem inovação. Assim, além de realizador, o Sindicato participa do evento como expositor em estande coletivo com as associadas. Isso, de acordo com Schmidt, é uma ótima oportunidade para as empresas prospectarem negócios, abrirem novos mercados e fecharem parcerias.
A INTERPLAST tem em média 550 marcas expositoras apresentando novidades dos mais variados setores como máquinas, equipamentos, transformadoras, ferramentarias, embalagens, matérias-primas, periféricos, design e serviços.
Organizada pela Messe Brasil, a feira tem o apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).
Paralelamente ao evento acontecem a 3ª EUROMOLD Brasil – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos – o CINTEC 2016 Plásticos – Congresso da Inovação Tecnológica e a Rodada de Negócios.
Serviço:
INTERPLAST 2016 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico – www.interplast.com.br
EUROMOLD BRASIL – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentarias, Design e Desenvolvimento de Produtos
Data: 16 a 19 de agosto de 2016
Horário: 14 às 21 horas
Local: Expoville – Joinville-SC – Brasil
Organização: Messe Brasil
Fonte: Assessoria de comunicação – Messe Brasil