25/08/2015
O PRONATEC junto ao Setor Produtivo está iniciando o levantamento de demanda de cursos para o primeiro semestre de 2016.
O prazo final de entrega deste levantamento é dia 16/10/2015.
Os cursos poderão ter seu início de janeiro até junho de 2016. Todos os cursos financiados pelo PRONATEC Setor Produtivo são gratuitos.
O Programa faz uso da infraestrutura dos ofertantes de cursos do Sistema S, dos Institutos Federais, Estaduais e Municipais de ensino técnico. Os cursos oferecidos podem ser nas modalidades de “Formação Inicial e Continuada – FIC” ou “Técnico”.
– Formação Inicial e Continuada – FIC (carga horária mínima de 160 horas) para requalificação de trabalhadores em atividade ou formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas.
– Cursos Técnicos – a empresa enviará a demanda mas não poderá selecionar os participantes.
É importante que o trabalho de levantamento dessas demandas seja feito pela área de RH das empresas, para que sejam identificadas suas reais necessidades, especialmente no que se refere às estimativas de futuras contratações e de readequação dos recursos humanos do setor. Além disso, são essas pessoas serão o ponto focal na empresa para tratarem de PRONATEC.
O MDIC irá priorizar as demandas que estejam diretamente ligadas à atividade fim da empresa, além de investimentos considerados estratégicos (ampliação ou novos parques fabris; modernização da empresa, centros de pesquisa e desenvolvimento).
Os interessados deverão acessar o arquivo INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E ENVIO DO DIAGNÓSTICO DA DEMANDA e preencher os QUADROS DE CAPTURA anexados a este informativo. Demais documentos são para consulta aos cursos disponíveis e avaliação do Pronatec.
Quaisquer dúvidas ou solicitações, podem entrar em contato com o MDIC por meio do endereço eletrônico [email protected] ou do telefone (61) 2027 7019 com a Equipe PRONATEC Setor Produtivo.
Instruções para a elaboração e envio do diagnóstico da demanda
Catálogo Nacional de Cursos Técnicos