07/08/2015
O Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) tem dois novos ensaios para avaliação de squeezes, coolers e garrafas térmicas.
O que se refere aos squeezes está alinhado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O outro, voltado à avaliação de recipientes térmicos, coaduna-se às normas da Organização Internacional de Normalização (ISO).
O dispositivo para avaliação de desempenho dos squeezes focaliza três quesitos fundamentais: a rigidez do material, a presença de cantos vivos (superfícies cortantes) e a resistência do bico retrátil das garrafas (a tampa tem de suportar até a sucção mais forte, para não oferecer risco de engasgamento ao usuário).
Já o dispositivo para avaliação de garrafas térmicas e coolers concentrou-se no monitoramento do tempo de decaimento ou aumento da temperatura do líquido interno, mas também observou detalhes como a dimensão dos revestimentos internos, a resistência das alças, a presença de vazamento e gotejamento e a resistência a impactos (em um contexto de manuseio normal).