09/02/2015
A Braskem e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) lançaram no último dia 05 de dezembro, durante o 31º Encontro Nacional do Plástico, o Fundo Setorial para a promoção da imagem do plástico. A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), lançado em 2013, com objetivo de desenvolver ações de estímulo à inovação, competitividade e desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de transformação plástica.
O Fundo Setorial, que receberá aportes financeiros dos produtores de resinas e da cadeia de transformação, será revertido em ações de promoção das vantagens do plástico, de educação ambiental, promoção do consumo responsável e suporte para ampliação da reciclagem dos plásticos no Brasil.
De acordo com o vice-presidente de Poliolefinas e Renováveis da Braskem, Luciano Guidolin, esta parceria visa apoiar as empresas de transformação a se prepararem, tanto do ponto de vista estratégico, quando do tecnológico, para atenderem às novas demandas da sociedade, e atingirem uma atuação mais representativa no mercado global. “É fundamental que mais empresas participem destas ações e juntas possam estabelecer um novo patamar de competitividade para o setor de transformação”, afirma o executivo.
Para o presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho, a indústria brasileira de transformação plástica, que conta com 11.670 empresas e gera cerca de 360 mil postos de trabalho diretos, tem um papel fundamental na economia. “Nossos esforços contemplam uma agenda de modernização do setor e acreditamos que o Fundo Setorial será decisivo para nortear uma nova visão empresarial no campo do desenvolvimento sustentável”, afirma Roriz.
Entenda o Fundo Setorial -Para as empresas que aderirem ao Fundo Setorial será incluído à nota fiscal a contribuição de R$ 1,00 líquido por tonelada de resina adquirida de fornecedores participantes do mercado brasileiro. Os fornecedores de resinas contribuirão com R$ 2,00 líquidos por tonelada adquirida na mesma transação.
O Fundo Setorial será gerido por um Comitê Gestor composto por seis membros (eleitos por dois anos) sendo três indicados pelo grupo dos produtores e três pelos transformadores. Esse grupo será responsável por gerir o fundo e decidir as ações que serão desenvolvidas ao longo do período.
Para assegurar a boa governança do Fundo Setorial, o Comitê Gestor terá autonomia para contratar uma auditoria independente para apoiar nas questões dos recursos, contribuições, entre outras necessidades.
Em pouco mais de um ano, o PICPlast já apresenta os primeiros resultados efetivos. Até o momento, aproximadamente 150 empresas aderiram ao programa, participando de treinamentos, capacitações e, principalmente, contribuindo para o aumento das exportações de manufaturados plásticos, além das feiras e eventos do setor.
Perfil – A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.
Perfil – A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.670 empresas que empregam um total de 358.000 mil pessoas.