15/12/2023
O evento, que reuniu mais de 800 marcas expositoras e registrou números recordes de visitação no ano de 2023, com esta parceria passa a representar a totalidade da cadeia industrial da produção, transformação e reciclagem do plástico
Com esta união a cadeia produtiva, transformação e reciclagem do plástico se fortalecem na Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico. A afirmação deu-se no recente anúncio feito pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ sobre a parceria firmada com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).
Com a entrada da ABIPLAST, a Plástico Brasil, uma iniciativa da ABIMAQ, passa a ser o elo de interligação de toda a indústria do plástico e se consolida como palco da integração das empresas em torno da inovação tecnológica associada ao plástico em suas mais diversas aplicações, promovendo seus benefícios econômicos em consonância com os conceitos da Economia Circular. Na edição deste ano, o evento atraiu uma visitação de mais de 52 mil profissionais que foram em busca de aprimoramento técnico e networking com as mais de 800 marcas expositoras brasileiras e internacionais presentes.
“A parceria reforça o compromisso das entidades com o setor do plástico, elevando as expectativas de crescimento dos negócios em comparação à feira organizada em 2023, que já apresentou um viés de alta acima do esperado, impulsionando uma demanda que resultou em significativas exportações entre as empresas participantes. Em 2025, a Plástico Brasil planeja aumentar sua área em 20%, visando ampliar os negócios concretizados durante o evento”, observa o presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso Dias Cardoso.
De acordo com o Presidente da CSMAIP – Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ, Amilton Mainard, a feira tem como missão e objetivo, reunir o setor e toda cadeia produtiva do plástico no mesmo local e oferecer aos transformadores o que há de melhor e mais moderno em tecnologia, gerando cada vez mais valores ao business de toda cadeia. Para Mainard, existe hoje um novo conceito mundial que está pensando em PRODUTIVIDADE. O foco não é só mostrar máquinas, equipamentos, periféricos, produtos químicos e matérias primas. Temos que apresentar e demonstrar tecnologia 4.0, inovação e equipamentos que sejam sustentáveis e energeticamente eficientes. Já estamos começando a entrar naquela pegada do carbono zero e ESG, então a feira traz a oportunidade que o mercado tem para ver e para ser visto”.
Na perspectiva do presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior, o evento desempenha um papel fundamental na consolidação do plástico como um elemento estratégico para diversos setores econômicos. “A tecnologia presente na cadeia produtiva da indústria, ressaltando a eficiência e sustentabilidade dos produtos que atendem às demandas globais. A feira não apenas exibe uma ampla gama de aplicações do material, mas também fomenta diálogos entre os profissionais do setor, promovendo discussões sobre a contribuição de cada um para as questões ambientais”.
O presidente do Conselho da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, afirmou: “É com imensa alegria que anunciamos a retomada desse evento que é muito significativo para o setor plástico. Agradecemos ao Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ/SINDIMAQ, Gino Paulucci Junior, e a todos os dirigentes da entidade pelo diálogo aberto e transparente na união das associações, que promove a coesão na indústria”.
Criada há mais de cinco décadas, a ABIPLAST reúne mais de 12,6 mil empresas e quase 360 mil profissionais atuantes na indústria do plástico. A entidade mantém também um trabalho conjunto e colaborativo de 21 sindicatos estaduais, que fortalecem o setor regionalmente, e associações parceiras, que contribuem para reiterar a importância das nossas indústrias.
Plástico Brasil 2025
Em 2025, a Plástico Brasil será realizada de 24 a 28 de março e terá sua área de exposição aumentada, passando a ocupar cinco pavilhões do São Paulo Expo, na capital paulista, um a mais que os quatro ocupados este ano. Entre os expositores, produtores e desenvolvedores de tecnologias e soluções em produtos básicos e matérias-primas, maquinários, equipamentos e acessórios, ferramentas e moldes, resinas sintéticas, processadores de plásticos, instrumentação, controle e automação industrial, robótica, projetos e serviços técnicos, reciclagem, entre outros. Entre as marcas expositoras, o evento reúne empresas do Brasil, Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, Israel, México, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia.
Além da área de exposição, a Plástico Brasil reserva também áreas exclusivas para conteúdo, com a participação de especialistas nacionais e internacionais, em uma programação exclusiva sobre variados temas voltados aos plásticos, como matérias-primas, inovações em engenharia, equipamentos e maquinários, tecnologia e sustentabilidade.
“Como organizadores da Plástico Brasil, saudamos a nova parceira do evento, a ABIPLAST, porque entendemos que o evento ganha em diversidade de empresas presentes e em oferta de inovação tecnológica para todos os profissionais que visitam a feira. Em 2025 teremos uma edição grandiosa da Plástico Brasil, comprometida em entregar a melhor experiência em networking, atualização técnica para todos os agentes da cadeia da produção, transformação e reciclagem do plástico, e já estamos trabalhando para entregar um evento que superará as expectativas do mercado”, antecipa a show director do evento, Liliane Bortoluci.
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), além das principais entidades do setor, com realização da Informa Markets. O evento conta com o apoio da ABDI, ABEEÓLICA, ABIEA, ABINFER, ABNT, ABPOL, ABRAVA, ALMACO, ANFAVEA, I.A.R, FIEB, FIER, SIAPB, SINDIBOR, ABIARB, PNEUSHOW, EXPOBOR, VDI e VDMA.
4ª Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico
Data: de 24 a 28 de março de 2025.
Local: São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center.
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil.
Sobre a Plástico Brasil: Clique aqui
Sobre a Informa Markets:
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite
www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected].
Coletivo da Comunicação – Assessoria de Imprensa
Roberta Provatti
[email protected]
(11) 99652-4661
Valeria Bursztein
[email protected]
(11) 99104-2031