13/01/2025
De acordo com estudo, o setor apresentou um aumento de 25% na utilização do material reciclado em diversas áreas
O setor de construção civil continua apresentando constante evolução, com números otimistas no cenário brasileiro. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2024 o setor registrou um crescimento de 4%, impulsionado pelo aquecimento do mercado imobiliário e novas obras. Nesse contexto, o plástico reciclado tem se destacado como um grande aliado, servindo como matéria-prima para diversas aplicações.
Segundo o estudo “Monitoramento dos Índices de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil” encomendado pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, e realizado pela MaxiQuim, o setor de construção civil consumiu, em 2023 (dados mais recentes), cerca de 131 mil toneladas de resinas recicladas pós-consumo (PCR). Isso representa um aumento de 24,7% em relação ao ano anterior, quando o consumo foi de 105 mil toneladas.
Em relação à aplicação do material reciclado, os destaques incluem mangueiras corrugadas, tubulações e conexões, que consumiram 51 mil toneladas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Outros usos significativos são geotêxteis – materiais têxteis permeáveis – mantas para solo e cordas, que utilizam resina PET PCR e somaram 33 mil toneladas. O setor também emprega o Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBD/L), comumente encontrado em sacos para areia e cimento cola, entre outros, totalizando 17 mil toneladas.
De acordo com Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, o uso crescente desse material reflete a evolução do setor em termos de sustentabilidade, evidenciando esforços para adotar alternativas mais ecológicas e minimizar o impacto ambiental.
“A aplicação de plástico reciclado na construção civil é uma possibilidade que alia sustentabilidade e funcionalidade, transformando resíduos em produtos de alto valor agregado que contribuem para a redução do impacto ambiental no setor.”, explica Simone.
Sobre o Movimento Plástico Transforma
Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Virta Comunicação Corporativa
Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
Mariana França – [email protected] – (11) 95370-5943
Claudia Reis – [email protected] – (11) 99974-7977