PLÁSTICO GANHA PROTAGONISMO NA MOBILIDADE: DE CARROS A AVIÕES, MATERIAL REDUZ PESO, MELHOR SEGURANÇA E IMPULSIONA INOVAÇÃO

    16/04/2025

    A mobilidade moderna está cada vez mais conectada à inovação, e um dos protagonistas dessa transformação é o plástico. De bicicletas a aviões, passando por caminhões, ônibus e automóveis, o material tem presença crescente no setor de transportes pela sua leveza, resistência, versatilidade, eficiência energética e econômica.

    Nos carros, os polímeros já representam entre 8 e 10% do peso total dos veículos. No Brasil, isso equivale a cerca de 100 a 150 quilos de plástico por automóvel, enquanto na Europa esse número ultrapassa os 200 quilos. Esses materiais são usados em peças e componentes como painéis, revestimentos internos e externos, alavancas, tampas de porta-malas, colunas de revestimento, entre outros. O resultado é um acabamento mais moderno, maior conforto, economia de combustível e redução das emissões de gases do efeito estufa.

    Além disso, a utilização de plásticos reciclados também tem ganhado força no setor automotivo. Segundo levantamento do Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, desenvolvido pela MaxiQuim, foram consumidas 71 mil toneladas de resinas recicladas pós-consumo (PCR) pelo setor em 2023. Esse volume inclui cerca de 38,5 mil toneladas de polipropileno reciclado (PP PCR), usado em peças de reposição e compostos, 20 mil toneladas de PET reciclado, aplicado na fabricação de tapetes, revestimentos internos e cintos de segurança, e 3 mil toneladas de poliestireno reciclado (PS), também presente em peças reutilizadas.

    “O setor automotivo tem uma oportunidade única de se beneficiar cada vez mais com a utilização de plásticos reciclados, reduzindo custos e melhorando sua sustentabilidade. À medida que a indústria adota soluções com melhor impacto, não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também impulsiona um movimento que pode transformar o mercado global”, explica Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

    No transporte coletivo, ainda dominante no Brasil — especialmente o rodoviário, responsável por 92% das viagens terrestres diárias —, o uso do plástico também é estratégico. O setor de transporte ocupa hoje a quinta posição entre as atividades essenciais para o país e representa 3,5% do PIB nacional. Com mais de 140 milhões de passageiros transportados anualmente em viagens interestaduais e internacionais, os ônibus precisam aliar conforto, segurança e leveza. E, o plástico é parte essencial dessa equação.
    Além de reduzir o peso dos veículos, o plástico pode ser reaproveitado de forma inteligente pela indústria. Peças antigas e retalhos descartados são transformados em componentes para sistemas de refrigeração, faróis, lanternas, motor e suspensão. Essa circularidade contribui para a redução de resíduos e reforça a importância da sustentabilidade no setor.

    Aviação aposta no plástico para o futuro da mobilidade aérea

    No setor aéreo, o uso do plástico também avança. Airbus e Boeing, as duas maiores fabricantes de aviões do mundo, estão investindo no desenvolvimento de aeronaves mais leves e eficientes, com a adoção de materiais plásticos e compósitos. O objetivo é substituir gradualmente as séries Airbus A320 e Boeing 737 por modelos com peças termoplásticas, mais leves e de produção automatizada.

    Esses materiais — que combinam fibras de carbono, vidro ou aramida com resinas especiais — permitem maior resistência, menor peso e economia de energia na produção. A possibilidade de soldagem por ultrassom, por exemplo, elimina a necessidade de rebites e autoclaves, otimizando tempo e recursos.

    Com aplicações cada vez mais inovadoras e sustentáveis, o plástico tem se tornado peça-chave para o futuro da mobilidade. Para saber mais sobre o assunto, acesse o e-book elaborado pelo Movimento Plástico Transporte que explora a presença do material no segmento, destacando inovação, sustentabilidade e os caminhos para uma economia circular.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma 

    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA
    Virta Comunicação Corporativa
    Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
    Mariana França – [email protected] – (11) 95370-5943
    Aurélio Guerra – [email protected] – (11) 94804-6144

    Próximos Eventos

    5º ENCONTRO DA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS 2025

    24/04/2025 -

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.