As indústrias de transformação e reciclagem de plástico encontram representação nacional e apoio há mais de cinco décadas na Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), desde que o setor começou a se desenvolver no país. O trabalho iniciado em 1967 responde atualmente a um total de mais de 12,6 mil empresas e quase 360 mil profissionais.
Para manter forte essa representação, a entidade conta com o trabalho conjunto e colaborativo de 21 sindicatos estaduais, que fortalecem o setor regionalmente, e associações parceiras, que contribuem para reiterar a importância das nossas indústrias.
A entidade, mais que defender os interesses e prestar assistência à categoria por meio de diversos serviços e iniciativas, tem a missão de valorizar o plástico, de promover o setor e sua competitividade, bem como os avanços tecnológicos com foco na sustentabilidade. Para o Brasil, o progresso dessa atividade industrial causa um efeito multiplicador e mostra-se importante por trazer inúmeros benefícios econômicos e socioambientais.
Há anos, a concreta implementação da Economia Circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade trabalha nesse sentido, desenvolvendo juntamente com seus associados, ações que preparem o setor para a atual realidade, avançando em direção a resultados efetivos.
A Economia Circular, a produção e o consumo conscientes exigem novas aplicabilidades do material plástico, as quais estão agregando maior valor aos transformados, conduzindo a inovações tanto em matérias-primas e produtos quanto em processos e modelos de negócio. Inovação, por sinal, tem sido o farol que orienta o rumo das ações da ABIPLAST, com o objetivo de manter os produtos plásticos - incluindo os que utilizam conteúdo reciclado – como melhor solução para muitas das necessidades humanas, integrando o material plástico às novas demandas e tendências de mercado.