05/02/2016
Nesta quarta-feira, dia 03 de fevereiro, o consultor da ABIPLAST e do SINDIPLAST, Eduardo Berkovitz, representou as entidades na cerimônia de formatura da Escola SENAI Mario Amato das 5 turmas do curso “Técnico em Plásticos” com 126 formandos e das 2 turmas do curso “Aprendizagem Industrial- Ferramenteiros de Moldes para Plástico” com 28 formandos.
“A formação de mão de obra especializada em plásticos oferecida pelo SENAI Mario Amato é fundamental para o crescimento das indústrias de transformação do país”, salientou Berkovitz.
O paraninfo das turmas foi Wagner Pereira da Silva, Gerente de Vendas das Indústrias Romi SA. Entre os alunos os destaques foram Nicole Campelo que se sobressaiu como a melhor aluna do curso e recebeu uma placa de homenagem e um tablet, presenteados pela ABIPLAST e pelo SINDIPLAST e Robert Sousa Santos como orador das turmas.
Além de Eduardo Berkovitz e do paraninfo, compuseram a mesa, o Diretor da Escola SENAI Mario Amato, Professor Claudemir Facco de Oliveira, o Coordenador do Curso Técnico em Plásticos, Fábio Renato Silva Lopes e um representante do CRQ – Conselho Regional de Química – IVª Região.
Curso Técnico em Plásticos
Oferecido pelo Senai, o curso de técnico em plásticos tem carga horária de 1.500 horas, distribuídas em quatro semestres. Habilita profissionais para controlar e executar atividades relativas aos processos da indústria de materiais plásticos e participar do desenvolvimento de produtos, garantindo a sua qualidade, a segurança e a saúde dos trabalhadores, além da proteção do meio ambiente.
Os alunos aprendem sobre os diversos tipos de materiais plásticos, desde sua obtenção até as diversas aplicações; conhecem os processos de transformação, como moldagem por injeção, extrusão de filmes, sopro, perfis etc.; são treinados a desenvolver produtos utilizando os conceitos de prototipagem e impressão 3D; e têm acesso a uma série de outras informações relevantes para uma boa formação profissional.
O primeiro curso desse tipo foi oferecido pela Escola “Frederico Jacob”, do Senai, em 1972. No final da década de 1980, passou a ser ministrado na Escola Mario Amato, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.