29/05/2015
A necessidade de comunicar é tão perene na história da humanidade que nossos antepassados mais remotos encontraram meios de registrar suas experiências e de passa-las para as gerações seguintes por meio de desenhos entalhados em pedra e de relatos orais. Com o correr do tempo, alfabetos se consolidaram, pergaminhos surgiram, arautos foram designados para disseminar novidades a plenos pulmões pelas ruas medievais…
A maior revolução na comunicação de massas foi a invenção da prensa pelo alemão Gutenberg, na primeira metade do século 15. Daquele momento em diante, o mundo nunca mais foi o mesmo, assistindo a sucessivas e velozes criações até chegarmos aos moderníssimos dispositivos móveis que hoje nos permitem circular toda sorte de informações com agilidade e alcance mundial.
Mais importante do que os meios, porém, é o teor daquilo que comunicamos. Se, por um lado, a rápida circulação de informações no século 21 é algo a ser celebrado, por outro temos a lamentar a falta de critério, a superficialidade e a inconsequência com que muitos veiculam ideias, opiniões ou mesmo dados não verificados.
Uma entidade de classe como a Abiplast não pode jamais se permitir qualquer deslize na precisão das informações que leva ao conhecimento de seus associados. Por isso, a ética, a transparência e a responsabilidade na elaboração dos conteúdos constituem o tripé de sustentação do Plastinforma, que chega agora à 100a edição.
Em todas as suas 99 edições anteriores, e nas próximas centenas que virão, cada detalhe, cada número divulgado, foram, são e serão frutos de cuidadosas apurações e do trabalho de técnicos altamente qualificados.
Por meio do Plastinforma, nossos associados têm acesso a informações da maior relevância para o dia a dia de suas empresas e a abordagens diferenciadas sobre temas como Meio Ambiente, Reciclagem, novas técnicas e novos sistemas de produção. Também conhecem com antecedência os eventos que preparamos para o fomento do setor, bem como aqueles que apoiamos ou dos quais simplesmente participamos.
O Plastinforma não é, portanto, um simples boletim que chega ao seu e-mail toda semana. Ele é um produto de comunicação que honra a tradição milenar de compartilhar informações em nome do bem comum, e que presta inestimável serviço ao setor do plástico. Afinal, como já disse o pensador inglês Thomas Hobbes (1588-1679), “conhecimento é poder”.