08/05/2015
|
O tema “Aditivos para eficiência energética no processamento de resinas e compostos termoplásticos” foi abordado nesta quarta-feira, 6 de maio, pelo especialista Adalberto Ferrari, da Dow Corning do Brasil, na última palestra do dia realizada na Ilha do Conhecimento, espaço dedicado à troca de conhecimentos técnicos da Feiplastic (Feira Internacional do Plástico), que acontece até sexta-feira, 8 de maio, no Anhembi, em São Paulo.
Ferrari falou das propriedades do Masterbatch Siloxane, que é, essencialmente, microdispersões de polímeros peletizadas que podem ser aplicadas em resinas plásticas com diferentes cargas (até 50%).
O especialista esclareceu que o Masterbatch é um aditivo com amplas possibilidades de aplicação pela indústria, agregando benefícios a embalagens diversas, peças automotivas, produtos têxteis, fios e cabos, eletrônicos portáteis etc. Possui excelente estabilidade, com resistência a altas temperaturas, além de reduzir a deterioração e o desgaste.
Baixas concentrações (entre 0,1 e 1,0%) proporcionam vantagens como melhoria do fuxo do polímero e enchimento do molde, menor torque da extrusora e outros. As concentrações de 1 a 5% melhoram significativamente as propriedades de superfície (melhor lubrificação, brilho, deslizamento etc.), e sem afetar as operações pós-acabamento.
Adalberto Ferrari foi enfático ao defender o uso de aditivos: “Sem aditivação adequada, desgata-se mais o equipamento, desperdiça-se mais energia, perde-se produtividade”, enfatizou.