29/10/2013
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de lançar o Programa BNDES de Apoio a Investimentos em Design, Moda e Fortalecimento de Marcas (BNDES Prodesign).
Com orçamento de R$ 500 milhões, o novo produto tem um dos mais baixos custos de crédito do Banco (TJLP, atualmente em 5% ao ano, mais 0,9% mais taxa de risco, de acordo com o rating da empresa) e vigência até dezembro de 2015.
O BNDES Prodesign apoiará investimentos em design, moda, desenvolvimento de produtos, diferenciação e fortalecimento de marcas em projetos de investimentos das seguintes cadeias produtivas: têxtil e de confecções, calçadista, moveleira, de higiene pessoal, de perfumaria e cosméticos, de utilidades domésticas, de brinquedos, de metais sanitários, de jóias, relojoeira, de embalagens, de eletrodomésticos e de revestimentos cerâmicos.
Os itens que poderão ser financiados incluem:
- P&D e aperfeiçoamento de produtos e processos produtivos/
- Treinamento, participação em feiras e eventos, no Brasil ou no exterior, e capacitação de pessoal técnico e operacional;
- Eestudos, consultorias, projetos de certificação e registros no INPI;
- Compra ou adaptação de tecnologia;
- Aquisição de máquinas e equipamentos novos, produzidos no País;
- Aquisição via importação de máquinas e equipamentos novos, sem similar nacional, exclusivamente para desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios;
- Infraestrutura para o desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios;
- Moldes industriais;
- Investimentos em marketing associado,
- Aquisição de softwares desenvolvidos no país e serviços correlatos.
Clique aqui para obter mais informações sobre o Prodesign.