24/01/2013
Representantes dos Sindicatos Patronais da Indústria do Plástico se reuniram no último dia 17, em São Paulo, para apresentação e discussão da proposta para o Acordo Setorial de Sistema de Logística Reversa para Embalagens Plásticas de Produtos Pós Consumo Não-Perigosos.
“O Acordo Setorial reúne um conjunto de medidas a serem realizadas pelos setores público e privado para a implementação do Sistema de Logística Reversa das embalagens que compõem a fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, exceto aquelas classificadas como perigosas pela legislação brasileira, considerando a viabilidade técnica e econômica, bem como o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente”, explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho. “Esta primeira reunião marca o início da intensificação das discussões sobre o tema, que devem se estender durante todo o semestre”, avalia.
A proposta de acordo foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente no dia 19 dezembro de 2012, conforme determinou o Edital de Chamamento 02/2012 em atendimento à Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e o Decreto 7.404/2010, que a regulamentou. O acordo foi elaborado pela Coalizão Empresarial, grupo formado por entidades representantes dos fabricantes, usuários, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens, liderada pelo CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, do qual a Abiplast faz parte.
Estiveram presentes na reunião representantes do Sindiplast (SP), Simpepe (PE), Simpep (PR), Simplago (GO), Simplás e Sinplast (RS), Simplast (MG) e Sindiplastes (ES).