28/03/2025
Iniciativa criada pela ABIPLAST demonstra como é possível fazer o uso consciente do plástico
O Movimento Plástico Transforma marcou presença na 4ª edição da Feira Plástico Brasil com um estande interativo repleto de experiências imersivas sobre inovação e sustentabilidade no uso do plástico.
Um dos grandes destaques foi um jogo de videogame com tecnologia Kinect, em que, por meio de sensores de movimento, os jogadores coletavam resíduos e realizavam o descarte correto do plástico nas lixeiras apropriadas. A iniciativa demonstrou, de forma lúdica e interativa como a coleta seletiva pode ser simples e acessível.
“Brincando, mostramos a circularidade do plástico. Nos unimos como cadeia para levar informações corretas e desmistificar mitos sobre esse material tão essencial. Nossa participação na feira reforça para as empresas todo o trabalho que realizamos ao longo dos anos em favor da sociedade”, explica Simone Carvalho, assessora técnica da ABIPLAST.
Além do jogo, os visitantes puderam acompanhar de perto o funcionamento de uma impressora 3D, que transforma plástico em novos produtos, como chaveiros e miniaturas, reforçando a versatilidade do material e sua importância para a inovação. A demonstração evidenciou as inúmeras possibilidades de reaproveitamento e reciclagem dentro da economia circular.
“A importância dessas iniciativas se reflete nos números. O estudo da MaxiQuim, encomendado pelo PICPlast, mostra que a indústria de embalagens tem índice de reciclagem mecânica, de 24,3%, enquanto o de recuperação de embalagens é de 28,6%”, conclui Simone.
Sobre o Movimento Plástico Transforma
Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.