PlastCoLab marca presença em Porto Alegre

    03/08/2018

    Iniciativa recebeu cerca de seis mil visitantes nos dez dias de funcionamento.

    Depois de receber quase oito mil pessoas em São Paulo, a capital gaúcha foi o cenário escolhido para a segunda edição do PlastCoLab, makerspace realizado pelo PICPlast que oferece um mergulho no universo do movimento maker. A ideia é difundir a importância do plástico como matéria-prima nobre por meio da cultura do “faça você mesmo”. A ação, promovida entre os dias 22 de junho e 1º de julho no estacionamento do shopping Iguatemi Porto Alegre, contou com a participação de cerca de seis mil pessoas, entre os inscritos nas oficinas e visitantes da área Exposição e Arena de Drones.

    Além de estar aberto ao público, a segunda edição do PlastCoLab contou com visitantes muito especiais. Cerca de 500 alunos de escolas públicas da cidade trocaram as salas de aula por uma manhã de experimentações, com uma programação preparada exclusivamente para eles. Meninos e meninas, entre 8 e 13 anos, puderam ver de perto as inúmeras possibilidades da transformação do plástico e o quanto ele está presente quando o assunto é inovação.

    O espaço ofereceu gratuitamente experiências ligadas à inovação, criatividade, conhecimento, associadas à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação, tendo como mote principal o movimento maker.

    Além de impressoras 3D, brinquedos makers e o robô Beo, a mão robótica também chamou a atenção de quem passou pelo espaço, localizado no primeiro andar do makerspace. Sensores inteligentes permitiam que os membros de plástico reproduzissem gestos humanos, despertando o interesse de pessoas de todas as idades. A Arena de Drones, instalada na área externa do PlastCoLab, proporcionou a experiência da pilotagem para crianças e adultos, que foram desafiados a realizar percursos e manobras com as pequenas máquinas voadoras.

    A segunda edição do PlastCoLab contou com um apoio de peso para a divulgação. Um grupo de influenciadores digitais, batizado de Time PlastCoLab, teve como missão compartilhar com suas audiências todas as atrações do cubo mágico de 9 metros de altura instalado no estacionamento do shopping Iguatemi de Porto Alegre.

    O Time foi liderado por Marcelo Tas, referência brasileira quando o assunto é criatividade, tecnologia e inovação. O influenciador criou um vídeo, divulgado nos seus perfis do Twitter e Facebook, convidando a todos para conhecer o movimento maker e enfatizando a importância do plástico para estes criadores. Tas também fez registros no Instagram e na rede profissional Linkedin.

    Para o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, levar o PlastCoLab para outras cidades contribui para disseminar as tecnologias e tendências que utilizam o plástico como matéria-prima e aproximá-las do grande público, além de fomentar a criação e execução de projetos pessoais.

    Próximos Eventos

    Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico | 24 a 28 de março

    24/03/2025 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.