28/03/2025
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades que destacaram a importância do setor para a economia brasileira
A Plástico Brasil, um dos maiores eventos e transformação da América Latina, abre novamente suas portas, reunindo as principais lideranças do setor na 4ª edição do evento. Com inovação e tecnologia, a feira se consolida como um ponto de encontro essencial para profissionais, empresários e especialistas que buscam tecnologias e novas oportunidades de negócios. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades destacaram a importância do setor para a economia brasileira.
De acordo com Gino Paolucci Júnior, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, o evento é uma oportunidade de explorar as mais diversas aplicações do plástico e discutir com os profissionais do setor a sustentabilidade no processo produtivo. “O plástico não é apenas um agente ativo na melhoria dos processos, mas também na educação da sociedade sobre descarte adequado e o fortalecimento da economia circular”, disse Paolucci.
Ainda de acordo com a ABIMAQ, fortalecer o setor é a chave para um crescimento sólido, contínuo e sustentável da economia do país. “Com isso, geramos empregos especializados, renda e promovemos o desenvolvimento humano e social”, completou.
Já o presidente do Conselho de administração da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, destacou a importância estratégica do setor de plástico como o 4º maior segmento industrial do Brasil. “Esse segmento da indústria é também um dos mais importantes dos países desenvolvidos e emergentes. A indústria do plástico é essencial no desenvolvimento econômico dos países. No Brasil, o setor fatura mais de R$ 130 bilhões de reais por ano e emprega diretamente cerca de 379 mil profissionais e mais de 14 mil empresas de transformação e reciclagem”, pontuou Roriz.
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), organizada e promovida pela Informa Markets.
“A cada nova edição, a Plástico Brasil reforça a presença e a relevância do plástico como matéria-prima versátil, presente em ao menos 90% das indústrias, seja como embalagem, componente ou até a própria estrutura do bem final”, destacou Gino Paulucci, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ.
A feira deste ano reúne empresas de 20 países. Ao todo, são seis pavilhões distribuídos em 62 mil metros quadrados — um salto, considerando que em 2017, quando a primeira edição foi realizada, 34 mil metros quadrados foram reservados ao evento. Em 2023, passou para 40 mil metros quadrados, trazendo sempre o que há de mais atual em máquinas e equipamentos, inovações e soluções digitais, antecipando as tendências na cadeia produtiva do plástico.
“Somos indústria e sabemos que seu fortalecimento é a chave para que tenhamos um crescimento sólido, contínuo e sustentável da economia e, consequentemente, do país — com a geração de empregos especializados, renda e desenvolvimento humano e social. Por fim, a ABIMAQ segue em sua atuação institucional, trabalhando com afinco pela melhoria do ambiente de negócios e o aumento da competitividade do setor, criando alternativas que permitam que o fabricante nacional siga fazendo o que sabe fazer, mesmo diante de um cenário de crédito e energia caros e de um contexto externo instável”, reforça Paulucci.
O plástico é um material versátil, leve e de alto valor agregado, que viabiliza aplicações em diversos setores da economia, como embalagens, saúde, agricultura, construção civil e indústria automotiva. Sua durabilidade contribui para a preservação de produtos e redução de perdas, especialmente de alimentos. Na medicina, é essencial para a fabricação de seringas, bolsas de sangue e equipamentos descartáveis, garantindo segurança e higiene.
“O plástico não é problema, nunca foi e nunca será. Ele sempre vai ser solução. E, com esse trabalho de economia circular, a gente vai educar, porque tem plástico que você utiliza uma vez, mas tem plástico que pode ser usado dez vezes, tendo, após isso, uma destinação correta”, afirmou Amilton Mainard, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP), da ABIMAQ.
“Estes números impressionantes refletem a dimensão e a relevância da indústria do plástico para a economia e para a sociedade. O setor de plástico ocupa uma posição estratégica na indústria brasileira, sendo o quarto maior segmento industrial do país”, reforça José Roriz, presidente da ABIPLAST. “Mais do que gerar empregos e movimentar a economia, essa indústria agrega valor à cadeia produtiva. A cada unidade de matéria-prima utilizada, conseguimos multiplicar seu valor, em média, por dez vezes.”
Com investimentos contínuos e avanços tecnológicos, a indústria do plástico deve seguir como um dos setores-chave para a geração de empregos no Brasil. “Todas as indústrias dependem do plástico — a automobilística, naval, aeroespacial, saúde e todas as áreas que compõem a indústria mundial”, afirmou Tomé Abduchi (Republicanos), deputado estadual.
A feira espera atrair, este ano, uma visitação de 57 mil profissionais. A expectativa do setor é de que o faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cresça 3,7% em 2025.
“A inovação dessa indústria é essencial para diversos setores econômicos do Brasil e do mundo. A cada edição, a Plástico Brasil reafirma sua relevância como um polo estratégico de conexões, negócios e tendências tecnológicas para toda a cadeia da indústria”, afirmou Marcos Basso, presidente da Informa Markets.
O presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, deputado federal Vitor Lippi (PSDB), destacou aprovações recentes de projetos no Congresso Nacional que devem gerar maior competitividade aos produtos da indústria do plástico.
“Um país forte tem que ter indústria forte. Apenas vocês têm cadeias produtivas que geram quatro, cinco empregos fora da indústria. O sonho dos prefeitos — e eu já fui prefeito — é levar uma indústria para sua cidade, porque a indústria transforma onde ela chega.”
“Temos aqui na Plástico Brasil a oportunidade de encontrarmos as mais variadas aplicações para o plástico, debatendo com todos os profissionais que compõem o setor. A contribuição de cada um para a sustentabilidade do processo produtivo até o destino final do material ou bem produzido, tendo o plástico como um agente ativo no aprimoramento do processo e na educação da sociedade para o descarte adequado e o fortalecimento da economia circular”, finaliza o presidente da ABIMAQ.
As informações foram divulgadas durante a cerimônia de abertura do evento, na manhã de segunda-feira (24), em São Paulo.
Evento
Plástico Brasil 2025
De 24 a 28 de março
São Paulo Expo
Das 10h às 19h
www.plasticobrasil.com.br
Sobre a Plástico Brasil
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), promovida e organizada pela Informa Markets Brasil. A feira reúne tecnologias inovadoras e lançamentos destinados aos profissionais da indústria de transformação do plástico. Em sua quarta edição, que será realizada de 24 a 28 de março de 2025, estarão presentes mais de mil marcas, nacionais e internacionais, trazendo tecnologias, serviços e soluções em: máquinas e equipamentos, acessórios, automação industrial e robótica, ferramentaria, moldes e porta-moldes, instrumentação, controle e medição, matérias-primas, periféricos, reciclagem, entre outros.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícias e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse: www.informamarkets.com.br