PLENÁRIA 2024 DA REDE PELA CIRCULARIDADE DO PLÁSTICO FAZ BALANÇO DO ANO E PROJETA AVANÇOS

    18/11/2024

    O evento reuniu toda a cadeia para também discutir as estratégias para o próximo ano.

    Na terça-feira, dia 12 de novembro, a Rede Pela Circularidade do Plástico, primeira iniciativa brasileira a favor da Economia Circular do Plástico, promoveu a Plenária 2024, com o intuito de apresentar os resultados das ações e projetos realizados ao longo do ano e engajar os membros para as próximas etapas. O evento realizado na sede da Dow América, reuniu 78 participantes dos seis elos da cadeia para debater estratégias futuras e compartilhar os avanços de 2024. De acordo com o planejamento estratégico realizado durante 2024, a REDE possui 38 atores mapeados na cadeia de valor e mais de 30 no ecossistema, além de 25 entrevistas realizadas com os membros sobre os desafios e oportunidades para o avanço da circularidade do plástico.

    Os projetos da iniciativa são elaborados com base em cinco eixos principais de trabalho. O primeiro, design de embalagens, visa propor soluções para circularidade de embalagens plásticas recicláveis e reutilizáveis. Em seguida, o eixo de logística e infraestrutura é pensado para desenvolver modelos logísticos que melhorem a coleta seletiva e facilitem a reciclagem dos resíduos plásticos em todo o Brasil, considerando as particularidades de cada operação. Já o terceiro eixo, políticas públicas, tem foco em promover discussões relacionadas a legislações que estimulem a educação ambiental bem como aos incentivos fiscais para ampliar a reciclagem. O quarto eixo, comunicação, busca estimular a troca de informações entre os membros da REDE e disseminar as discussões e resultados para as indústrias e o público em geral. Por fim, o eixo de governança foi criado para estabelecer regras para o andamento da REDE, abordando questões de engajamento entre os membros, estrutura organizacional e tomadas de decisão para desenvolvimento de novos projetos. Atualmente, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) faz parte da equipe técnica e operacional da REDE.

    Fomento à reciclagem

    Com o intuito de impulsionar a reciclagem, em outubro deste ano, foi lançado o projeto Recicla Bertioga, com patrocínio do Movimento Plástico Transforma e da Rede Pela Circularidade do Plástico, para expandir a coleta seletiva e promover políticas sustentáveis na cidade de Bertioga. O evento destacou o impacto do Programa Nacional Recicla Cidade, que já recuperou mais de 23.800 toneladas de resíduos recicláveis no Brasil entre 2019 e 2022.

    O Programa Nacional Recicla Cidade, presente no litoral desde 2022, começou com o Recicla Guarujá, que capacitou cooperativas e gestores para promover ações socioambientais junto à comunidade, ampliando a coleta de materiais recicláveis. Esse esforço resultou na reciclagem de mais de 84,7 toneladas de embalagens plásticas. Já o Recicla Praia Grande, inaugurado em janeiro desse ano já recolheu cerca de 77 toneladas de materiais.

    Expectativa para 2025

    Em 2025, a REDE pretende se consolidar como uma iniciativa para geração de conhecimento por meio do alinhamento de conceitos e modelos, promovendo novas aplicações, conexões e divulgação para stakeholders internos e externos, a fim de que se consolide como referência na temática de circularidade dos plásticos. A iniciativa busca se aproximar e manter um diálogo aberto e estruturado com diversas instituições (associações, academia, órgãos públicos) para qualificar o debate sobre o tema e impulsionar os programas de economia circular em desenvolvimento no setor plástico.

    Entre as iniciativas, está o lançamento do RETORNA 2.0, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário, ampliar o escopo de embalagens analisadas e melhorar a compatibilidade com os guias de design. A expansão do programa Recicla Cidade para outros municípios também está no radar, priorizando o investimento em ações de coleta, reciclagem e circularidade do plástico, além de promover a educação ambiental da região por meio da expansão de pontos de eco troca e engajamento dos influenciadores.

    Sobre a Rede Pela Circularidade do Plástico

    Criada a partir de uma mobilização articulada pela ABIPLAST, em abril de 2018, a Rede pela Circularidade do Plástico é a primeira iniciativa brasileira em prol da Economia Circular. Com mais de 70 membros, a REDE envolve todos os elos da cadeia estendida do plástico em torno da discussão e do desenvolvimento da Economia Circular das embalagens. Entre os participantes estão os elos da cadeia representados por recicladores e transformadores, indústria petroquímica, indústria de bens de consumo, varejo, gestores de resíduos e as cooperativas de catadores. O foco é aprimorar as interações e propor discussões e soluções em comum: para que o plástico circule.

    Sobre a ABIPLAST

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa as indústrias de transformação e reciclagem de plástico no Brasil desde 1967, atuando como um pilar fundamental para a competitividade e o crescimento do setor. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. Há anos, a concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a atual realidade que se delineia, avançando em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente cerca de 14,1 mil empresas que empregam cerca de 379 mil pessoas, com um faturamento de R$ 123 bilhões, segundo o Perfil 2023.

    Próximos Eventos

    41º ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO

    06/12/2024 -

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.