Com nova dinâmica, a reunião foi dividida em três partes: atualização dos eixos, apresentação de case inovador e debate de desafio escolhido pelo público presente.
O Eixo de Governança relatou o desenho de uma nova configuração da REDE como encaminhamento, com regras de governança e compliance. No caso da Comunicação, os avanços foram a entrega da apresentação institucional, que será traduzida para o inglês, e os próximos passos serão a entrega de um hotsite e encaminhamento do Q&A para os porta-vozes.
O Eixo de Design de Embalagens rememorou as etapas executadas até hoje para a construção do primeiro produto da Rede: uma Ferramenta de Avaliação de Reciclabilidade que possa ser usado de maneira livre e grátis. A formatação da ferramenta continua e o projeto técnico vem sendo desenhado. Atualmente, o trabalho do Eixo de Logística e Infraestrutura está focado no apoio a projetos existentes com treinamento, direcionamento de compra e apoio técnico para melhorar a performance das cooperativas. Discussões para a implantação de um projeto piloto estão em andamento. Por fim, em Políticas Públicas, destacou-se o pleito de desoneração da cadeia de reciclagem que resultou no projeto de lei n° 3952/2019, do senador Luís Carlos Heinze. Uma próxima iniciativa será a criação de um projeto de educação para implementação no próximo ano letivo.
Como anfitrião da plenária, o Carrefour apresentou como case de inovação o movimento global Act for Food, que visa democratizar a alimentação saudável. Em seguida, o desafio debatido pelo grupo foi qual é o papel de cada elo para viabilizar o uso de PCR (resina pós-consumo) nos produtos de marca própria e das demais marcas.
O próximo encontro da REDE está agendado para o dia 08 de outubro.