18/02/2019
Com boas expectativas de atuação em 2019, os trabalhos da REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO já foram iniciados. O primeiro encontro do ano aconteceu no dia 12 de fevereiro na sede da Danone, empresa integrante do grupo.
A REDE começa 2019 com uma estruturação definida e firmada entre seus membros. Quanto à atuação dos eixos de trabalho, o calendário anual está programado e eles seguem com seus respectivos projetos, dando continuidade ao que foi iniciado em 2018.
Dentre várias ações, a REDE vem trabalhando na criação de um Índice de Reciclabilidade e analisa os cenários de diversos municípios brasileiros para identificar o mais efetivo modelo de logística reversa. Em políticas públicas, busca programas que incentivem o consumidor a fazer o descarte correto e pleiteia a desoneração da cadeia de reciclagem.
Sobre a REDE
A partir de motivação da ABIPLAST, a REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO foi criada, em abril de 2018, para reunir toda a cadeia produtiva do plástico, independente de vínculo com a associação, em torno da discussão e viabilização da economia circular no processo produtivo do setor. Atuando de forma integrada, a REDE tem por objetivo valorizar o plástico e reduzir o potencial de impacto da atividade industrial no meio ambiente (terra, água, ar e seres vivos). Sua estrutura é dividida em cinco eixos – Design de embalagens, Logística e infraestrutura, Governança, Políticas públicas e Comunicação – e seu maior ativo intangível são as “cabeças pensantes” que trabalham em prol da busca por soluções sustentáveis.