SETOR PLÁSTICO E INICIATIVA PÚBLICA LANÇAM PROJETO PARA EXPANDIR COLETIVA SELETIVA EM BERTIOGA

    31/10/2024

    Recicla Bertioga visa promover políticas públicas sustentáveis no litoral de São Paulo – SP

    Na terça-feira, 29 de outubro, foi lançado o projeto Recicla Bertioga, uma iniciativa da ONG Espaço Urbano em parceria com a Prefeitura de Bertioga, com patrocínio do Movimento Plástico Transforma e da Rede Pela Circularidade do Plástico, iniciativa mobilizada pela ABIPLAST que apoia com a gestão técnica e operacional, para expandir a coleta seletiva e promover políticas públicas sustentáveis. O evento, realizado no Centro de Educação Ambiental de Bertioga, destacou o impacto do Programa Nacional Recicla Cidade, que já recuperou mais de 23.800 toneladas de resíduos recicláveis no Brasil entre 2019 e 2022.

    A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Bertioga, Caio Matheus, o Vice-prefeito, Matheus Vilares, o Secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Fernando Poyatos, o Secretário de Meio Ambiente de Salesópolis, Douglas Batista, Secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Paulo Eduardo dos Santos, Secretário-Adjunto de Meio Ambiente do Guarujá, Cristiano Melin, a diretora da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, e a especialista em economia circular da ABIPLAST, Camilla Guimarães.

    Para Camilla, o projeto não apenas busca aumentar a quantidade e a qualidade dos resíduos recicláveis destinados às cooperativas, mas também conscientizar a população sobre como a destinação correta dos materiais plásticos impacta positivamente o meio ambiente, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE), que são nocivas ao planeta. “Projetos como o Recicla são essenciais para educar a população sobre a importância da reciclagem, que é nosso principal objetivo. No entanto, não conseguimos fazer isso sozinhos e precisamos do apoio do poder público, empresas e sociedade para alcançar essas metas”, afirma a especialista da Associação.

    O Programa Nacional Recicla Cidade, presente no litoral desde 2022, começou com o Recicla Guarujá, que capacitou cooperativas e gestores para promover ações socioambientais junto à comunidade, ampliando a coleta de materiais recicláveis. Esse esforço resultou na reciclagem de mais de 84,7 toneladas de embalagens plásticas. Já o Recicla Praia Grande, que deve operar até dezembro deste ano, recolheu cerca de 77 toneladas de materiais até o momento.

    Incentivo à reciclagem

    Na ocasião, foram apresentadas também iniciativas da Rede, como o RETORNA, uma ferramenta online gratuita que avalia o índice de reciclabilidade de embalagens plásticas. A plataforma auxilia empresas a desenvolver opções mais recicláveis, considerando as especificidades regionais do Brasil. Em 2023, foram realizadas 504 análises, contando com a participação de 321 usuários cadastrados, representando agora 223 empresas.

    Outro destaque é o Circularize, projeto que visa estreitar laços comerciais entre cooperativas e recicladoras de plástico. O portal oferece guias técnicos para otimizar a entrega de matéria-prima e padronizar a sucata de plástico para agregar valor e facilitar sua comercialização. O Circula Flex é outra iniciativa relevante, focada em logística reversa para embalagens flexíveis, unindo cooperativas e recicladores para aumentar o volume reciclado desse material.

    Além dos ganhos ambientais, o setor de reciclagem do plástico é um importante gerador de empregos e renda. A indústria recicladora é responsável por empregar diretamente cerca de 18,6 mil trabalhadores em 1,6 mil empresas, conforme dados do Perfil 2023 da ABIPLAST e da Pesquisa Índice de Reciclagem de Plásticos realizada pela MaxiQuim (2024). O estudo indica ainda que a reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo atingiu a marca de 20,6% em 2023 no país. Já a recuperação, que considera toda a quantidade de resíduo coletado, sem excluir as perdas no processo, uma vez que para essas perdas é dada a disposição final ambientalmente adequada pela indústria da reciclagem, foi de 24,5% em 2023. O faturamento do setor de reciclagem do plástico gira em torno de R$ 3,78 bilhões (MaxiQuim, 2024).

    Sobre a ABIPLAST

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa as indústrias de transformação e reciclagem de plástico no Brasil desde 1967, atuando como um pilar fundamental para a competitividade e o crescimento do setor. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. Há anos, a concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a atual realidade que se delineia, avançando em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente cerca de 14,1 mil empresas que empregam cerca de 379 mil pessoas.

    Próximos Eventos

    41º ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO

    06/12/2024 -

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.